Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
Nem duvidar nem desesperar, pecador, confia na Misericórdia, serás santo na Luz. Santa Faustina (Diário 522)

sábado, 26 de janeiro de 2013

D. XIMENES BELO FALOU EM BARCELOS SOBRE OS CRISTÃOS PERSEGUIDOS


Satisfação e orgulho do Município na receção ao Nobel da Paz
Barcelos acolheu de braços abertos o Bispo Emérito de Timor e Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, enchendo por completo o Auditório da Câmara Municipal para assistir à conferência “Cristãos Perseguidos no Mundo”, proferida pelo antigo Administrador Apostólico da diocese de Dili.
DSC_0028 - 1
A conferência foi promovida pela Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) e a Militia Sanctae Mariae (MSM) de Braga, contando com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, do Arciprestado de Barcelos e da Tertúlia Barcelense. O público associou-se a esta iniciativa, acompanhando do princípio ao fim a sessão que incluiu a presença do vigário-geral da diocese de Braga, cónego José Paulo Abreu, de Carlos Gomes da MSM e de Catarina Martins da Fundação AIS.
A sessão incluiu também dois momentos musicais por elementos da Escola de Música Masof e declamação de poesia por Armindo Cerqueira. Nos corredores do Auditório estavam expostos alguns dos 20 painéis da exposição organizada pela Fundação AIS sobre os cristãos perseguidos, e que agora pode ser vista na Biblioteca Municipal de Barcelos até meados de Fevereiro.
Antes da conferência, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, deu as boas vindas a D. Ximenes Belo, recebendo-o nos Paços do Concelho.
A abrir a conferência, o Presidente da Câmara Municipal manifestou a satisfação e o orgulho do Município por acolher tão importante personalidade da Igreja e do Mundo e por poder contribuir para a reflexão em torno dos problemas das perseguições religiosas e de todas as formas de perseguição. Miguel Costa Gomes felicitou os organizadores da conferência e reafirmou a disponibilidade do Município para receber e apoiar estas iniciativas.
“A perseguição fortalece a fé”
Na sua intervenção D. Ximenes começou por evocar a Declaração Universal dos Direitos do Homem, referindo-se ao alcance do artigo 18.º: “Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos”.
Estava dado o mote para focar a conferência na perseguição aos cristãos, com particular incidência na antiga Insulíndia, área geográfica que inclui as atuais ilhas da Indonésia e de Timor, onde a missionação portuguesa começou há 450. Referindo vários exemplos de perseguição e de sofrimento aos cristãos ao longo da História, D. Ximenes referiu que a consolidação da igreja timorense é também resultado desse sofrimento. E sublinhou: “O sofrimento, a perseguição, o martírio fazem parte da vida cristã. Onde não há perseguição nunca haverá cristãos verdadeiros”. Por isso, “a perseguição fortalece a fé”.
No final, D. Ximenes respondeu ainda a algumas questões colocadas pelo público.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS