Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
Nem duvidar nem desesperar, pecador, confia na Misericórdia, serás santo na Luz. Santa Faustina (Diário 522)

sábado, 12 de maio de 2018

Fátima: Peregrinação internacional é presidida pela primeira vez por um cardeal chinês

Fátima, 12 mai 2018 (Ecclesia) – O cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong, tornou-se hoje o primeiro responsável católico chinês a presidir a uma peregrinação internacional aniversária em Fátima.
As celebrações começaram esta tarde, na Capelinha das Aparições, perante milhares de pessoas que têm acorrido à Cova da Iria a pé (mais de 37 mil pessoas) ou de carro (todos os parques de estacionamento encontram-se lotados).
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, saudou os peregrinos e agradeceu a presença do cardeal John Tong, que considerou uma “graça e uma honra”.
Para o responsável, esta é uma “presença muito significativa e particularmente grata”, que homenageia os católicos de Hong Kong, da China continental, de Macau e Taiwan.
“Na sua pessoa, está representado todo o continente da Ásia”, de onde têm vindo muitos peregrinos, em especial no Centenário das Aparições, disse ainda D. António Marto ao presidente da celebração.
O bispo de Leiria-Fátima convidou todos a rezar o terço pela paz, em especial pelo povo da Síria, “martirizado pela guerra que já fez milhões de mortos, entre as quais 27 mil crianças”.

O cardeal Tong dirigiu-se depois aos peregrinos, em inglês, apresentando-se como “representante de todos os católicos chineses de Hong Kong, da China Continental, de Taiwan e de outros lugares”.
O responsável chinês alertou para a ilusão de confiar exclusivamente no “progresso económico e técnico, com múltiplas facilidades de comunicação e de bem-estar”.
“O nosso mundo continua a sofrer desigualdades, angústias, conflitos e pecados”, advertiu.
O bispo emérito de Hong Kong alertou para as “divisões e incompreensões internas” na Igreja Católica e para “ataques e opressões externas” contra os seus fiéis.
“Para além disso, tem de enfrentar novos desafios levantados pelas novas exigências da sociedade humana”, acrescentou.
O presidente da celebração despediu-se com uma evocação da mensagem deixada pelo Papa Francisco em Fátima, há um ano: “Temos Mãe e uma Mãe amorosa; unidos a Ela como filhos devotos, seguimo-la firmemente comprometidos”.
A peregrinação internacional de maio prossegue às 21h30, com a Recitação do Rosário e a Procissão das Velas; uma hora depois, começa a Missa internacional, no Recinto de Oração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS