Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
Nem duvidar nem desesperar, pecador, confia na Misericórdia, serás santo na Luz. Santa Faustina (Diário 522)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Igreja: Bento XVI «feliz» no regresso ao Vaticano Papa emérito foi recebido por Francisco na sua nova residência



news.va | Papa Francisco com Bento XVI no mosteiro ‘Mater Ecclesiae’
Cidade do Vaticano, 02 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa emérito Bento XVI regressou hoje ao Vaticano após uma ausência de dois meses para residir no edifício que acolhia um mosteiro de clausura, onde foi recebido pelo seu sucessor, Francisco.
“(Bento XVI) está agora feliz por regressar ao Vaticano, num lugar em que pretende dedicar-se, como ele próprio anunciou no último dia 11 de fevereiro, ao serviço da Igreja, acima de tudo com a oração”, revela um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé.
O Papa alemão viajou em helicóptero desde o palácio apostólico de Castel Gandolfo, arredores de Roma, para o antigo mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, depois de ter deixado o Vaticano a 28 de fevereiro, dia em que deu por encerrado o seu pontificado, após ter renunciado ao mesmo.
A chegada ao heliporto do Vaticano, às 16h50 locais (menos uma em Lisboa) foi acompanhada por uma delegação de cardeais e bispos, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, D. Angelo Sodano, com a presença do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
A Santa Sé adianta que o Papa Francisco deu aos boas-vindas ao seu predecessor "com grande e fraterna cordialidade", num momento que não teve transmissão televisiva por parte do Vaticano.
"Juntos, entraram na capela do mosteiro para um breve momento de oração", refere o comunicado.
O edifício que acolhe agora Bento XVI tem quatro pisos e sofreu obras de remodelação nos últimos meses, após a partida das religiosas que ali residiam.
Joseph Ratzinger continua a estar acompanhado pelas quatro leigas consagradas que o serviram durante o pontificado e pelo seu secretário particular, D. Georg Gänswein, o atual prefeito da Casa Pontifícia.
A casa tem ainda um quarto de hóspedes para receber as visitas do irmão mais velho do Papa emérito, monsenhor Georg Ratzinger.
Bento XVI foi eleito Papa no dia 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II; a 11 de fevereiro de 2013, Dia Mundial do Doente e memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, anunciou a renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês, uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica.
O Papa alemão, de 86 anos, evocou a “avançada idade” para justificar a sua decisão e abrir caminho à eleição do seu sucessor, Francisco, com quem se encontrou em Castel Gandolfo, a 23 de março.
O porta-voz do Vaticano disse aos jornalistas que Bento XVI "não tem qualquer doença", mas é "um homem idoso, enfraquecido pela idade".

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS