Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
Nem duvidar nem desesperar, pecador, confia na Misericórdia, serás santo na Luz. Santa Faustina (Diário 522)

sábado, 28 de março de 2020

Covid-19: Papa pede «misericórdia» para a humanidade, em momento ecuménico de oração (c/vídeo)

Cidade do Vaticano, 25 mar 2020 (Ecclesia) – O Papa recitou hoje a oração do Pai-Nosso, evocando as vítimas da pandemia do Covid-19, numa iniciativa ecuménica a que se associaram várias confissões cristãs.
“Hoje unimo-nos todos os cristãos do mundo, para rezar juntos o Pai-Nosso, a oração que o Senhor nos ensinou. Como filhos confiantes, dirigimo-nos ao Pai: fazemo-lo todos os dias, várias vezes ao dia, mas neste momento queremos implorar misericórdia para a humanidade, duramente provada pela pandemia do coronavírus”, disse, numa intervenção transmitida em direto pelo Vaticano.
“Fazemo-lo juntos, cristãos de todas as Igrejas e comunidades, de todas as tradições, de todas as idades, línguas e nações. Rezamos pelos doentes e suas famílias; pelos profissionais de saúde e quantos os ajudam; pelas autoridades, as forças da ordem e os voluntários; pelos ministros das nossas comunidades”, acrescentou.
O Papa recordou a celebração litúrgica da Anunciação, que se assinala hoje no calendário católico.
“Também nós nos entregamos com plena confiança às mãos de Deus e, num só coração e numa só alma, rezamos”, disse, introduzindo a recitação do Pai-Nosso.
Horas antes, desde a Biblioteca do Palácio Apostólico, Francisco tinha convidado os cristãos a “unir as suas vozes” nestes dias de sofrimento, “em que o mundo é duramente provado pela pandemia”.
“Queira o Pai, bom e misericordioso, responder à oração concorde dos seus filhos que, com esperança confiante, se dirigem à sua omnipotência”, acrescentou.
O patriarca ecuménico de Constantinopla (Bartolomeu I, Igreja Ortodoxa) e o arcebispo da Cantuária (Justin Welby, Igreja Anglicana), uniram-se à iniciativa de Francisco, bem como a Conferência das Igrejas Europeias (KEK) e o Conselho Mundial das Igrejas.
Com esta mesma intenção, na próxima sexta-feira, às 18h00 (hora de Roma, menos uma em Lisboa), o Papa vai presidir a um momento de oração diante de uma Praça de São Pedro vazia.
“Renovo a todos o convite a participar espiritualmente através dos meios de comunicação, no momento de oração a que vou presidir na sexta-feira, pelas 18h00 (menos uma em Lisboa), n no adro da Basílica de São Pedro. À escuta da Palavra de Deus e à adoração Santíssimo Sacramento vai seguir-se a bênção Urbi et Orbi [à cidade (de Roma) e ao mundo], à qual estará ligada a possibilidade de receber a indulgência plenária”, disse hoje.
A bênção ‘Urbi et Orbi’ é concedida pelo Papa, habitualmente, nas celebrações da Páscoa e do Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS