Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
Nem duvidar nem desesperar, pecador, confia na Misericórdia, serás santo na Luz. Santa Faustina (Diário 522)

sábado, 26 de outubro de 2019

Portugal: Cinco cidades recebem caminhadas «por uma sociedade que defende a vida»

Lisboa, 24 out 2019 – As cidades de Aveiro, Braga, Lisboa, Porto e Viseu vão receber este sábado a ‘Caminhada pela Vida’, pelas 15h00, como forma de contrariar “tentativas de diminuir a sacralidade da vida humana, de diminuir a sua importância”.
“Infelizmente, e cada vez mais, a vida, sobretudo nos seus extremos, desde o momento da conceção e do nascimento, e no fim da vida, quer por doença, quer por idade, está mais ameaçada e, mais grave ainda, pelo poder politico que decidiu tomar medidas legislativas que diz respeito a esta dignidade humana”, disse José Maria Seabra Duque, coordenador da plataforma, em declarações à Agência ECCLESIA.
A caminhada é promovida pela Federação Portuguesa Pela Vida, que reúne diversas instituições “de defesa da vida” com “um trabalho social conhecido de norte a sul” de Portugal; participam também o ‘Stop Eutanásia’ e o movimento cívico ‘Deixem as Crianças em paz’.
O cardeal-patriarca de Lisboa, numa mensagem de “apoio e incentivo” a estas caminhadas, destacou que “não é uma iniciativa da Igreja Católica, não é uma iniciativa religiosa”, mas uma “iniciativa espontânea da sociedade”.
“Vai muito de acordo com todos estes objetivos humanitários que nos unem na promoção da vida, da conceção à morte natural”, sublinhou D. Manuel Clemente.
O selecionador nacional de futebol associou-se à Caminha Pela Vida de Aveiro e afirmou que “é um prazer apadrinhar” esta iniciativa.
“Defender a vida é defender a dignidade humana, defender a humanidade, defender a humanidade”, explicou Fernando Santos.
A nona ‘Caminhada Pela Vida’ começa às 15h00, deste sábado, em cinco cidades portuguesas: Aveiro – Largo do Mercado Manuel Firmino; Braga – Avenida Central; Lisboa – Praça Luís Camões à Assembleia da República; Porto – Sé; Viseu – Campo de Viriato.
Na Arquidiocese de Braga, por exemplo, os organizadores vão promover também uma tertúlia sobre a eutanásia, Eum tema vital, que move as pessoas”.
O novo Parlamento português, resultado das eleições legislativas de 6 de outubro, vai tomar posse esta sexta-feira; no dia seguinte é a vez do novo Governo.
José Maria Seabra Duque observa que “há a altíssima probabilidade de a eutanásia ser discutida no Parlamento”, por isso, não tem “dúvidas da importância da mobilização popular”.
“Em última instância, pode vir a ser necessário tentarmos um referendo e é essencial a mobilização popular para deixar claro que em Portugal não desejamos um Estado que mata, desejamos antes um Estado que cuida”, acrescentou.
O jurista, sobre a questão do aborto, referiu que “hoje, infelizmente, mais do que política”, a questão é social; “milhares de mulheres e de crianças” foram apoiadas pelas instituições pró-vida, “em todos os campos”.
A ‘Caminhada pela Vida’ que mobilizou mais de 10 mil pessoas, em 2018, teve início no âmbito das campanhas para os referendos sobre o aborto de 1998 e 2007, e foi depois retomada de forma anual em 2012, procurando alertar para a importância da defesa da vida, desde a conceção até à morte natural.
D. Nuno Brás, bispo do Funchal, manifestou o seu apoio à iniciativa, em texto divulgado pelo ‘Jornal da Madeira’.
“Queremos viver, e viver numa sociedade onde todos possam viver. Toda a vida humana é boa, é um bem, é sagrada e intocável. Ninguém tem o direito de a tirar. Não queremos viver num país onde a morte se sobreponha à vida. Queremos viver num país onde a vida humana seja intocável”, escreve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS