Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
Nem duvidar nem desesperar, pecador, confia na Misericórdia, serás santo na Luz. Santa Faustina (Diário 522)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

A Saúde Consagrada

Natural da zona de Barcelos a irmã Fernanda Caetano rapidamente se apressa a esclarecer que sonhou ter a sua família mas, um dia, colocou tudo em causa e sentiu que algo a chamava.

“No ano internacional do voluntariado, em 2001, tive uma experiência em tempo de férias, através da juventude hospitaleira e fiz um campo de trabalho na casa dos irmãos São João de Deus, em Barcelos, e aquela dedicação aos doentes e a alegria teve um impacto na minha vida, que não soube explicar”, conta à Ecclesia a Irmã Hospitaleira do Sagrado Coração de Jesus.
No ano a seguir fez nova experiência, desta vez na comunidade das Irmãs Hospitaleiras, em Condeixa, onde “estava diretamente com os doentes” e sentiu que foram as “três semanas melhores” da sua vida, que a “ajudaram a ter interrogações e a procurar respostas.
Depois de um ano de discernimento e acompanhamento espiritual “arriscou” no ano seguinte e ingressou na congregação. Não tem formação na área da saúde, é animadora sócio-cultural, e atualmente integra a equipa da Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras.
“Não me imaginei a trabalhar na área da saúde e não tenho formação na saúde” mas sempre houve exemplos de caridade na família.
No seu dia-a-dia a religiosa, de sorriso fácil, “procura dar alguma coisa ao doente que faça a diferença, também como irmã hospitaleira”, quer na saúde mental, na reabilitação, cognitiva e física.
Apresenta-se como “irmã Fernanda” e os doentes já não estranham, uma vez que está numa casa de saúde de religiosas.
A religiosa “não consegue separar o sofrimento” que vive a cada dia com os doentes, leva o sofrimento e as vivências de fé para si e ajudam-na “enquanto irmã hospitaleira”.
“São experiências e vidas de fé muito fortes e de entrega do seu próprio sofrimento, os doentes ensinam-nos muito e ajudam-me a viver a minha vida de consagrada”, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS