Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
Nem duvidar nem desesperar, pecador, confia na Misericórdia, serás santo na Luz. Santa Faustina (Diário 522)

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Portugal: Secretariado Nacional de Liturgia publicou «O Novo Testamento e a Ceia do Senhor»

“Não escrevi uma obra sobre a Eucaristia nas Escrituras, mas dediquei-me a sondar o Novo Testamento para ter um conhecimento direto das refeições de Jesus com os discípulos; ao mesmo tempo dei amplo espaço à Última ceia, que mereceu dois capítulos em seis”, explica Enrico Mazza.
“Os problemas históricos aqui estudados continuam como problemas atuais e o método científico usado tem por fim sublinhar a celebração da Eucaristia, cuja origem é a Última ceia, como sacramento da unidade da Igreja e «banquete escatológico da Sabedoria»”, refere o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.
Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA pelo SNL, D. José Cordeiro explica que o autor do livro ‘o Novo Testamento e a Ceia do Senhor’ parte da origem da celebração eucarística “seguindo o método histórico-crítico aprofunda os termos técnicos das ‘palavras interpretativas’, das ‘palavras consecratórias’ e das ‘palavras explicativas’, bem como a ‘instituição da Eucaristia’.
O também bispo de Bragança-Miranda afirma que a “vasta obra” do padre italiano Enrico Mazza testemunha um “imenso contributo” à história da Liturgia e à fé da Igreja com “luminosa clareza em relação à história da celebração da Eucaristia, o sacramento dos sacramentos”.
O autor explica que escreveu a monografia para acrescentar aos estudos sobre a Ceia do Senhor o tema das «Refeições com o Senhor» “um sector até agora muito negligenciado mesmo por quem se ocupa das origens da Eucaristia”.
“Não desvalorizei, portanto, de modo algum, a Última ceia, embora procurasse ter em consideração também as refeições de Jesus, dado que a refeição ritual dos discípulos, e da Igreja das origens, está em continuidade com este uso de se reunirem à volta da mesa de Jesus, juntamente com Ele. Foi nestas refeições que Ele manifestou a sua messianidade”, desenvolve na introdução do livro ‘o Novo Testamento e a Ceia do Senhor’.
O padre Enrico Mazza (Parma, 23 abril 1940) pertence à Diocese de Régio Emília-Guastala, em Itália, é professor de Liturgia e Teologia dos Sacramentos, no Instituto Teológico Interdiocesano de Régio Emília, desde 1968, e de História da Liturgia, na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, desde 1987.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS