
“Sejam mestres de oração e cultivem uma forte espiritualidade. Sejam testemunhas de unidade, comunhão e diálogo”, pediu o Papa, observando que a realidade atual mostra sinais de desconforto espiritual e moral.
Segundo o sítio online ‘Vatican News’, Francisco, lembrando os mártires e testemunhas da fé dos Frades Capuchinhos, afirmou que a santidade deles “confirma a fecundidade do carisma e os sinais da identidade” e exemplificou: “A consagração total a Deus até ao martírio; a vida simples entre as pessoas; a sensibilidade com os pobres; o acompanhamento espiritual, com proximidade e humildade.”
O Papa destacou que a “identidade carismática, enriquecida” pela variedade cultural da Ordem religiosa, é mais do que “válida e atraente, hoje, para os jovens”, que procuram “autenticidade e essencialidade”.
“Peço-lhes que não desanimem perante as dificuldades, como a diminuição do número dos Frades em determinadas áreas, mas renovem sempre a confiança e a esperança com a ajuda da graça de Deus”, disse aos frades da ordem religiosa que completou 490 anos, este ano.
A reunião magna dos Franciscanos Capuchinhos começou a 26 de agosto e termina este domingo, 16 de setembro, no Colégio Internacional São Lourenço de Brindes, em Roma.
Destaca-se a eleição do novo superior-geral para os próximos seis anos, o frade italiano Roberto Genuin, da Província italiana de Veneza, que substitui o suíço Mauro Jöhri que foi responsável pela Ordem nos últimos 12 anos (2006-2012 / 2012-2018).
Cerca de 10 mil Capuchinhos, presentes nos cinco continentes, foram representados por 188 capitulares que se dedicaram também ao documento ‘Ratio Formationis Ordinis’, para a formação a nível mundial.
“Vocês devem esforçar-se para viver as relações e as atividades religiosas com gratuidade, humildade e mansidão. Assim, poderão realizar, com gestos concretos e diários, o estilo próprio dos Frades ‘Menores’, que caracteriza os seguidores de Francisco de Assis”, salientou o Papa, divulga o sítio online ‘Vatican News’.

‘Aprendei de mim… e encontrareis’ é o tema do 85.º Capítulo Geral dos Frades Menores Capuchinhos, que pode ser acompanhado online, e é amigo do ambiente, informam os religiosos que contabilizaram os custos da compra de materiais, papel, tinta e impressão e optaram por um “tablet” para cada capitular.
Sem comentários:
Enviar um comentário