Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
Nem duvidar nem desesperar, pecador, confia na Misericórdia, serás santo na Luz. Santa Faustina (Diário 522)

sábado, 4 de outubro de 2014

Jornadas Nacionais de Catequistas decorrem até domingo

Fátima, Santarém, 04 out 2014 – D. Manuel Pelino, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, abriu as Jornadas Nacionais de Catequistas, em Fátima, lembrando os catequistas que são “servidores”.

"Nós, os catequistas, somos servidores da Palavra de Deus. Nós não somos donos da Palavra. Ela tem uma força e uma eficácia própria. É como se ela fosse um 'quase sacramento'. Nós devemos transmiti-la conforme a recebemos e permitir que ela frutifique em nós e transmiti-la aos outros", disse o prelado.
Mais de 650 catequistas estão reunidos em Fátima até domingo para participarem nas jornadas nacionais onde foram convidados à renovação.
"São precisos catequistas livres das suas ideias, com o coração em Jesus, e com capacidade missionária para assumirem a sua missão onde a Igreja lhes pede e não onde 'dá jeito'", recordava o diácono e diretor do Departamento de Catequese de Santarém, Paulo Campino, na sua conferência.
“O mais importante é viver com a Palavra. Viver da Palavra dentro do comprometimento com a comunidade cristã. Necessitamos catequistas que se alimentem nos sacramentos".
Também a diretora do Departamento de Catequese no Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), Cristina Sá Carvalho, recordou a importância dos materiais  e apresentou os nosso materiais disponiveis para a primeira fase da catequese de infância.
O novo coordenador do Departamento de Ensino Religioso Escolar no , Fernando Moita, apresentou a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC),  como “mais uma forma de ensinar o fenómeno do cristianismo” e defende que os catequistas "são importantes no despertar dos seus catequizandos para a existência da disciplina" e para o motivar para que "na escola os catequizandos sejam testemunhos da sua fé".
No final da sua intervenção Fernando Moita pediu aos catequistas "que aproveitem a EMRC" como modo "de ajudar a formar cristãos conscientes e embrenhados no mundo" tornando a experiência da escola "mais rica, mais plena e mais bela”.
As Jornadas Nacionais da Catequese (JNC) 2014 têm como tema ‘A Alegria de anunciar Jesus Cristo’ e decorrem até domingo no Cento Paulo VI, em Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS