Recados para Orkut
Jesus, Eu Confio em Vós!
És a bem aventurada alegria, Ave, ó Maria, porque, por Vós, Deus desceu à Terra e ao meu coração. Santa Faustina (Diário 40)

Digite aqui o seu Email e receba as boas novas do nosso blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ÂNGELUS DO PAPA BENTO XVI

ÂNGELUS DO PAPA BENTO XVI NA FESTA DO BATISMO DO SENHOR


Hoje, a Igreja celebra o Batismo do Senhor, a festa que encerra o tempo litúrgico do Natal. Este mistério da vida de Cristo mostra, visivelmente, que a sua vinda na carne é o ato de amor sublime da Santíssima Trindade. Podemos dizer que a partir deste evento solene, a ação criadora, redentora e santificadora da Santíssima Trindade será, cada vez mais, manifesta na missão pública de Jesus, em seus ensinamentos, nos milagres, na Sua paixão, morte e ressurreição.

Lemos no Evangelho, segundo São Mateus: "
Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado'” (Mt 3,16-17). O Espírito Santo, "morada" do Filho, é um testemunho da divindade, enquanto a voz do Pai, vindo dos céus, exprime a comunhão de amor.

“A conclusão da cena do batismo nos diz que Jesus recebeu esta 'unção' autêntica, que Ele é o Messias esperado" (Livro “Jesus de Nazaré”, Milão, 2007, p. 47-48), confirmando a profecia de Isaías: "Eis o meu servo que eu amparo, meu eleito, em quem a minha alma se compraz "(Is 42,1). É realmente o Messias, o Filho do Altíssimo, que descendo das águas do Rio Jordão, estabelece a regeneração no Espírito, abrindo, a todos que desejarem, a oportunidade de se tornarem filhos de Deus.

Não por acaso, na verdade, cada batizado adquire o caráter de filho a partir do momento em que receber o nome cristão, um sinal inequívoco de que o Espírito Santo dá à luz ao homem "novo", a partir do seio da Igreja. O bem-aventurado Antônio Rosmini diz que "a pessoa batizada sofre uma operação secreta, mas poderosa, na qual ele é gerado para o sobrenatural  e recupera a comunicação com Deus". Tudo isso se renovou, mais uma vez nesta manhã, durante a Missa na Capela Sistina, onde eu concedi o Sacramento do Batismo a 21 crianças.

Caros amigos, o Batismo é o começo da vida espiritual que se realiza através da Igreja. No momento sublime do Sacramento, enquanto a comunidade eclesial reza e confia a Deus um novo filho, os pais, padrinhos e madrinhas estão ansiosos para acolher o recém batizado, apoiando-os na formação e educação. E esta é uma grande responsabilidade que vem de um grande presente! Portanto, gostaria de encorajar todos os fiéis a redescobrir a beleza de serem batizados e darem testemunho alegre da sua fé, para que ela gere bons frutos e harmonia.

Pedimos a intercessão da Virgem Maria, Auxiliadora dos Cristãos, a quem confiamos os pais que estão se preparando para o batismo de seus filhos, bem como os catequistas. Toda a comunidade participa da alegria do renascimento pela água e pelo Espírito Santo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARQUIVO DE MENSAGENS PUBLICADAS